Guia de Bíblias 2018 c/ rascunho do vídeo


Guia de Bíblias 2018

Não foi um vídeo fácil de gravar... Tantas Bíblias e versões diferentes, você vai se surpreender nas diferenças entre elas e na polêmica que isso pode representar!
Saiba quais versões estão chegando, quais estão saindo e a diferença entre as bases usadas para traduzir as bíblias dos originais.



Rascunho do vídeo:
               
Guia de bíblias 2018 - versões

[abertura]
No vídeo de hoje você vai conhecer as diferentes versões bíblicas que temos circulando pelo Brasil, não apenas isso, vamos mostrar as diferenças básicas e perigosas usando alguns textos famosos.


[avisos]
Antes de começar eu quero convidar você a fazer parte do nosso canal! Temos ajudado bastante pessoas que buscam o conhecimento bíblico e isso nos deixa muito felizes.

Quero ainda te convidar a ler o texto “A que ponto nós chegamos” no blog palavras em chamas que tem muito haver com o vídeo de hoje.
Preciso lembrar ainda que o nosso grupo no Whatsapp está ativo! Para fazer parte basta usar o link aqui da descrição, preencher o formulário que eu já te incluo nele também.

[conteúdo – passar rápido pela introdução]
Temos conhecimento de dois tipos de traduções, chamam de Texto Recebido e Texto Crítico, versões com texto crítico costumam traduzir palavra por palavra evitando ao máximo influenciar a tradução com algum conceito preestabelecido.
Mas, eu preciso mudar esses nomes, aqui nesse vídeo elas vão se chamar: Versões fiéis e versões atualizadas e eu já explico o motivo.

Acontece que muitas bíblias bebem das duas fontes, tanto crítico quanto recebido, e essa mistura está dividida sinceramente em muitas traduções e na verdade não podemos ao certo saber quais são. Porém algumas diferenças mostram essa divisão entre as Atualizadas e as Fiéis.

Dentre tantas versões, quais são as melhores? Vou deixar aqui a minha indicação e depois passarei para a comparações básicas entre as duas bases pra vocês ficarem ainda mais assustados!

[Lista de bíblias]
Antes quero apresentar os dois lados pra você saber bem em qual categoria a sua bíblia se encaixa, vou fazer isso usando as mais conhecidas e usadas até hoje:

Atualizadas: ARA, A21, NAA, NVI, NVT, KJA, AC, Jerusalém (católica)
Fiéis: ARC, ACF e KJF 1611

[Melhores versões bíblicas]
Atualizadas

1 – NVT
[Mesmo texto das atualizadas, porém com a linguagem mais clara até agora, defeito: material fraco ainda, mas já estão melhorando]
2 – NAA
3 – NVI

Rejeitada em destaque:

1 – ARA = Pela sua linguagem ultrapassada contendo o mesmo texto das indicadas.

Fieis

1 – ACF
[Texto fiel e material de ótima qualidade encontrado no mercado, único defeito é a linguagem ainda difícil em alguns versículos]
2 – King James fiel 1611

Rejeitada em Destaque:
1 – ARC – Pela linguagem ultrapassada e pela mudança aparentemente proposital em 1Co. 14.2


[Comparação de textos]
Para comparar vou usar as seguintes bíblias:

Fiéis: Almeida Corrigida Fiel
Atualizadas: Nova Almeida Atualizada e Nova Versão Transformadora


Textos usados na comparação:
A - Salmos 139.19
B - João 3.36
C - 1 Coríntios 1.18


A – Salmos 139.19
NAA: Como eu gostaria, ó Deus, que acabasses com os perversos; afastem-se, pois, de mim, homens violentos.
NVT: Ó Deus, quem dera destruísses os perversos; afastem-se de mim, assassinos!
ACF: Ó Deus, tu matarás decerto o ímpio; apartai-vos portanto de mim, homens de sangue.

Nota: Os textos mais novos expressam um desejo do salmista, enquanto o texto mais antigo mostra uma afirmação e deixa claro ser uma profecia.


B – João 3.36
NAA: Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.
NVT: E quem crê no Filho de Deus tem a vida eterna. Quem não obedece ao Filho não tem a vida eterna, mas a ira de Deus permanece sobre ele.
ACF: Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

Nota: Os textos atualizados colocam a obediência como forma de ser salvos, porém, as versões antigas o texto colabora com o contexto reafirmando o verso 18. Afinal, a fé não vem pelo obedecer, muito menos a salvação, a fé é um dom de Deus que habilita o crente a obedecer. Sem esse dom ninguém obedeceria a Deus, logo ninguém seria salvo.

C - 1 Coríntios 1.18
NAA: Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, ela é poder de Deus.
NVT: A mensagem da cruz é loucura para os que se encaminham para a destruição, mas para nós que estamos sendo salvos ela é o poder de Deus.
ACF: Porque a palavra da cruz é loucura para o que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.

Nota: Neste texto apenas as versões: NVI, NVT e A.Sec.21 definem os crentes como pessoas que estão sendo salvos, ao contrário dos textos mais fiéis que informam que os crentes são salvos.

[E agora?]
É comum essas mudanças geraram um pouco de revolta em quem estuda a palavra de Deus a muito tempo, alguns pequenos detalhes fazem muita diferença, então o que fazer?

Tenha as duas versões em casa, pelo menos uma de cada categoria, sempre que for utilizar um versículo consulte uma versão fiel para assim usar a sua versão preferida das atualizadas. Você não precisa necessariamente abandonar as versões atualizadas, só conhecer mais as mais antigas, ou seja, as mais fiéis!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde