Como criar sermões e estudos #5

Último vídeo da série mostrando a importância da leitura e interpretação correta do texto bíblico. Neste já com algumas informações importantes para a montagem do sermão! Imperdível!






Base:

3 - Quem escreve ou quem participa?

Apesar de muito negligenciado é importante saber quem escreve ou quem participa do texto que estamos lendo, isso porque na bíblia temos várias pessoas com textos e visões as vezes iguais ou muito parecidas, porém, com estilos diferentes. Saber quem escreve ajuda a criar o perfil do personagem citado no texto e faz com que você compreenda o porque Mateus, por exemplo, ensina a mesma coisa que Lucas, com palavras diferentes.

Conhecer o perfil de quem está no texto ajuda a compreender melhor o próprio texto, por exemplo, podemos citar um texto em Provérbios e outro em Eclesiastes e nos surpreendemos ao notar que ambos os textos são de Salomão!

Compare por exemplo os textos:

Provérbios 7.6-27 (Pecado do adultério)
1 Reis 11 1-25 (A ira de Deus contra Salomão)
Eclesiastes 1,2,3 (Palavras de um rei arrependido)

Ambos os textos se referem ou foram escritos por Salomão, porém no primeiro ele dá conselhos sobre um erro que ele mesmo cometeu no segundo texto e no terceiro ele mostra todo seu arrependimento, isso deve levantar a questão: Afinal de contas, quem foi Salomão?

4 - Assunto principal do texto

Esse ponto é tão importante que se você nunca parou para meditar nele provavelmente não leu nem mesmo o Salmo 23 da forma correta! Isso mesmo, textos simples que ficam para trás porque as pessoas não compreendem a mensagem principal de todo o texto, como no nosso exemplo inicial, João 3. Ao ler apenas o verso 16 ignoramos todo o contexto histórico e cultural apenas para afirmar uma coisa que queremos, mas que não está no texto completo. Esse é um dos piores erros de todos os pregadores e você não pode cometer ele também. Posso afirmar até mesmo que pregar um texto dentro de Romanos sem nunca ter lido toda a carta de Paulo é a mesma coisa, perde-se muito do contexto e portanto do seu conteúdo.

Exemplo prático:

Em 1 Coríntios 13 Paulo fala sobre o amor, e muita gente usa esse texto em encontros de casais e mensagens específicas para isso. Porém antes de falar sobre isso Paulo fala sobre os dons espirituais e depois ele fala sobre o dom da profecia, logo esse texto aparenta ter entrado de gaiato no pacote. É como se Paulo fizesse uma pausa, falasse de amor, e voltasse a falar sobre a igreja. Será? Qual o assunto principal de toda a carta aos Coríntios e porque ele fala de amor ao se referir aos dons espirituais? Esta resposta vai te mostrar o objetivo principal do texto em Coríntios 13!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde