Como criar sermões e estudos #4


Hoje o vídeo trata de textos e contextos! Esse negócio de contexto só veio pra ajudar a compreender melhor o texto neh... tem exemplo também e você vai entender bem melhor os textos depois de ver esse vídeo!





[RESUMO ESCRITO]

B - Contexto - onde, para quem e porquê?
Todo texto é um seguimento de frases, não é diferente da bíblia. Ela é formada por frases que dão como resultado final os textos sagrados. Porém existem outros fatores que influenciam muito a interpretação do texto que precisamos tomar nota, para isso precisamos, toda vez que ler um texto, prestar muita atenção aos seguintes fatores:

0 - Contexto geral:
Quais informações sobre o texto nós temos nos capítulos ou versículos anteriores e posteriores?
O que o texto todo fala a respeito do verso ou grupo de versos que você está usando? Lembre-se da aula 3 em que usamos o texto de João 3.16!

1 - Contexto Histórico
Quando um texto foi escrito, o que estava acontecendo de fato? Houve uma profecia sobre isso ou é apenas um fato histórico isolado?

E Em que contexto histórico Davi escreveu o famoso Salmos 51? Certamente compreender o contexto histórico fará você entender melhor o texto, no exemplo de Salmos 51 você precisa saber sobre o texto em 2 Samuel 12. Muitas bíblias já trazem essa informação logo abaixo do título, a versão Almeida Contemporânea por exemplo fala: “Ao mestre do canto. Salmo de Davi, quando o profeta Natã foi falar com ele, depois de ele ter estado com Bate-Seba.”

2 - Contexto Cultural
Uma das grandes dificuldades na compreensão do texto bíblico está nas diversas culturas envolvidas, isso porque vivemos num país completamente diferente do qual a bíblia foi escrita e isso atrapalha nossa compreensão. Esse ponto é tão importante que provavelmente o leitor não compreenderá ela apenas lendo a bíblia, é necessário neste pondo estudar fontes externas como por exemplo comentários bíblicos e até mesmo livros tratando especificamente do assunto, saber a cultura faz com que o texto faça sentido, sem isso podemos aplicar ele de forma completamente errada.

Para exemplificar esse ponto quero que você abra uma bíblia em João 8 e leia sobre a mulher pega em adultério.

Ao ler esse texto o leitor precisa se fazer algumas perguntas, por exemplo: Que lei era aquela? Quem eram aquelas pessoas que chegaram a Jesus e em que eles acreditavam? Porque apenas a mulher foi levada até Jesus? O que a sociedade pensava sobre as mulheres nessa época? E Jesus, o que ele ensina quando questiona os pecados dos outros?

As respostas devem criar um caminho para a compreensão de todo o texto e consequentemente ajudar na interpretação do mesmo preparando assim para um futuro sermão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde