Quem dirige a sua vida? Doses de sabedoria #01

Doses de sabedoria #01

Quem dirige a sua vida?


“Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão, saudações”.(Tiago 1.1)

Tiago foi um líder da igreja em Jerusalém, sua carta repleta de conselhos práticos para cristãos que como nós, viviam em meio a uma crise aparentemente social entre os membros e o mundo. A epístola tem início tratando das provações que o povo de Deus passava e consequentemente das nossas provações, uma vez que ele direciona a todo o povo de Deus, mas uma palavra inicial define o motivo de o líder escrever esta carta com tamanha sabedoria, ele se considerava “servo”.
A versão NVT traduz para “escravo”, num sentido bem claro de manter um relacionamento de dependência total de “Deus e do Senhor Jesus Cristo” Tiago pode com segurança falar de problemas que provavelmente ele não estaria passando ou que ele possivelmente havia vencido. Um possível motivo? Porque tanta tranquilidade ao iniciar uma carta repleta de admoestações sociais?

Tiago se colocou na posição de servo, logo, quem teria o controle da sua vida era o próprio Deus e não ele mesmo. Todos nós somos controlados por alguma coisa ou algum ser, grande parte das pessoas se deixam dominar por outras pessoas, os mais ricos se entregam à riqueza e ambos terminam com frustrações e quedas.

Tiago afirma “Eu sou escravo de Deus”; E Jesus afirma “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo. Deixem que eu lhes ensine, e encontrarão descanso para a alma. Meu jugo é fácil de carregar, e o fardo que lhes dou é leve”. (Mateus 11.27-30 – NVT).

Muitas pessoas afirmam que fazer parte do reino de Deus é algo cansativo, algo que os priva dos prazeres e que pode dar muito trabalho, não sabem que o mundo os condena ainda mais. O mundo exige muito mais. É no mundo que eles são julgados o tempo todo! Lá fora que eles são perseguidos e mortos o tempo inteiro. Não vemos Deus maltratando aqueles que se entregam a ele, Ele os trata como filhos!

Confiaremos e entregamos a direção a outros homens, coisas e sistemas; ou podemos nos entregar aos cuidados daquele que nos conhece no íntimo, aquele que exige adoração única e verdadeira e quando eu afirmo isso não quero que você fique no meio do muro, Tiago era escravo de Deus, ou seja, tudo dependia dEle, dependia dAquele que afirmou:

“Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir?’. Estas coisas ocupam os pensamentos dos pagãos, mas seu Pai celestial já sabe do que vocês precisam. Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas.” (Mateus 6.31-33 – NVT).

Tiago confiava sua vida na mão do mesmo Deus a quem Davi sabiamente cantou: “O Senhor é o meu pastor, e nada me faltará”. (Salmos 23.1 – NVT)

Logo grande parte do problema não está na vida e sociedade em si, mas em quais são as nossas bases e onde depositamos nossa confiança ou como eu gosto de dizer, em quem dirige a nossa vida.

Crente, você ainda permite que coisas ou homens dirijam sua vida? Entregue-se completamente aos cuidados de nosso Deus, ele cuida bem de nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde