Manda Nudes! Especial Vida social #05

Manda Nudes… hãn?

Olá! Este é o espaço no blog especialmente voltado a pessoas que gostam de entender sobre outros assuntos, geralmente pessoas que ainda não são crentes vem muito aqui e eles encontram conteúdo útil! O assunto de hoje não é voltado apenas a pessoas não crentes, assim como os outros que tratamos aqui, mas esse em especial é sobre um perigo que tem crescido obscuro e em silêncio dentro de cada um de nós. Um problema que não respeita limites como sexualidade, idade. Onde pessoas casadas podem neste exato momento estar fazendo com amigos e amores “secretos” o que no futuro se tornará um problema, um peso ou no mínimo um baita arrependimento.

A expressão “manda um nudes” tem se tornado muito mais comum do que pensamos. Não ouvimos mais, porém não significa que a atitude de enviar fotos sensuais a outras pessoas tem diminuído ou saído de moda. O problema aqui é que nossa particularidade está tão trancada em nossos aparelhos celulares que em milhões de anos nós não saberemos quais pessoas realmente compartilharam fotos nuas com outras pessoas, a menos que isso seja “re-compartilhado” ou vazado. Mas você já parou para pensar no real motivo de começar a considerar enviar uma foto assim como um perigo? Vamos pensar um pouco sobre isso agora!

Enviar nude é compartilhar uma fotografia íntima e extremamente pessoal com outras pessoas e geralmente o envio acontece quando há um relacionamento sexual entre as duas partes, tal relacionamento sexual não precisa ser consumado, já consideramos o fato de haver uma linguagem sexual como um ato em si. Portanto a relação entre duas pessoas que trocam mensagens deste tipo é antes de tudo uma relação sexual, mesmo que à distância. A pergunta que precisamos responder agora é: É normal manter tantos relacionamentos sexuais com pessoas desconhecidas? Isso pode ser considerado uma prática saudável dentro de uma sociedade? Eis alguns motivos bem abreviados para considerar isso como um risco.

1 – Não é saudável pois você nunca vai ter certeza de quem está do outro lado, mesmo tendo o número e ter falado com a pessoa pouco antes. Não é confiável acreditar que apenas ela está na frente do celular te observando. Outro detalhe é que um aparelho pode ser facilmente perdido, roubado e seus dados serem levados juntos.
2 – O ato de compartilhar sua própria imagem te torna mais vulnerável ainda. Não há como acreditar que depois de enviado essa imagem será apagada ou que ela não será compartilhada com outras pessoas ou outros sites interessados nesses materiais, acredite, existem muitos sites que usam essas imagens.
3 – Um problema básico sobre o fato de enviar é que depois de enviado aquele arquivo se torna de quem o recebeu, então não adianta muito reclamar de ter sua imagem “re-compartilhada” após isso, processos e vitórias sobre o Google não apagarão quem você é para a sociedade depois de ter uma imagem vazada na internet. Infelizmente as pessoas sempre lembrarão de você pelo erro que cometeu.
4 – Você se torna vítima de si mesmo (a) quando faz isso e ainda pior, sendo mulher você fere ainda mais aquilo que a classe feminina tanto luta para conquistar. Difícil ser bem vistas numa sociedade machista quando as mulheres se rendem aos textos masculinos e se entregam como meninas apaixonadas a qualquer um que use as palavras certas, isso atrasa ainda mais o objetivo de vocês e faz com que a mulher continue sendo vista como um objeto de desejo masculino. Você teria como me enviar os seus dados bancários bem como a sua senha? Ou o seu cpf e indentidade, caso eu peça com jeitinho? Claro que não. Assim enviar uma foto para outra pessoa passa a ser como confiar um documento importante a outra pessoa e quem pode confiar em alguém que pede nudes para outra no telefone? É importante lembrar aqui que, eu posso digitar de um jeito e pensar e agir de outro. Eu não preciso necessariamente estar apaixonado para digitar “estou apaixonado”, homens fazem muito isso ou deste jeito para conseguirem o que quer e nem sempre eles querem o bem de quem está lendo. Já as mulheres costumam elogiar e elogiar e elogiar, subir o ego de quem lê para que ele fique suscetível a qualquer coisa… o que não exige muito esforço nessa sociedade sensualizada de hoje e a regra para elas é a mesma, não é necessário sentir algo para se descrever assim.

Mas qual o perfil de alguém que envia nudes? E qual a motivação de quem pede? E é agora que a gente entra um pouco mais na raiz do problema, isso porque a motivação pode estar ligada a um velho problema chamado EGO.
Segundo o pai da psicanálise o ego pode ser definido como: “instância do aparelho psíquico que se constitui através das experiências do indivíduo e exerce, como princípio de realidade, função de controle sobre o seu comportamento, sendo grande parte de seu funcionamento inconsciente [As três instâncias que compõem o aparelho psíquico são o id, o ego e o superego. ]”.

Acredito que seja possível considerar o ego como aquilo que o ser humano é por dentro! Aquele lado invisível que controla, define e move o que queremos, o que buscamos. Dois extremos sobre o ego podem fazer com que pessoas façam isso, o primeiro é o ego alto demais, faz com que as pessoas amem ser desejadas. Como que um vício de poder, quanto mais elas são observadas, mais querem ser. Se sentem superior quando são desejadas e isso infla cada vez mais o ego de alguém. Aqui não precisamos definir apenas nudes como problemas, mas constantes fotografias de cunho sensual se encaixam perfeitamente. Algumas pessoas têm até mesmo horários certos para serem mais vistas, receberem mais elogios e “curtidas”. Isso infla o ego e elas estão viciadas nesse “poder”.

O outro extremo é o ego abaixo do normal (ainda não descobri como chamar), quero me referir à pessoas que tem problemas com o ego, que estão abatidas temporariamente ou não, aquelas que passaram ou passam por problemas e precisam ser cativadas constantemente e que são facilmente enganadas por pessoas com intensões já estabelecidas antes mesmo de iniciar um relacionamento. Aqui podemos colocar o problema de ego relacionado a dois outros problemas:

Carência – É mais fácil conseguir algo assim quando uma pessoa está carente e precisando ser ouvida, é muito mais comum vermos mulheres enganadas nesse aspecto já que ela tem a tendência a se envolver emocionalmente mais do que os homens e são eles quem as levam no papo para conseguir o que querem. Portanto, o ego abalado e a carência fazem com que mulheres, casadas ou não, se tornem vítimas mais fácil do que pessoas em melhor estado. Este é um problema tão grotesco que pesquisando é possível encontrar vídeos ensinando a “ganhar” mulheres e consequentemente o que se quiser delas através de passos “simples”. Basta uma pesquisa no youtube para que você se torne um “expert” no assunto. Mesmo que isso não funcione com todas elas seria bem tosco imaginar que você mulher que lê isso pode ter sido induzida a gostar ou acreditar em alguém para que essa pessoa ganhasse uma foto nua ou um relacionamento sexual, vocês costumam dar preferência ao relacionamento… ser enganadas seria uma vergonha.


Enfim, a carência pode deixar pessoas que já tem problemas com ego ainda mais fáceis de serem enganadas e por mais patético que pareça, é bem possível que alguém tentará arrancar alguma coisa de você nesse período.

Perversidade – É muito mais assustador e possível que a pessoa que envia um arquivo assim sinta prazer em fazer isso. O que torna ainda mais perigoso o recebimento pois pessoas com pensamentos assim são no mínimo difíceis de confiar e podem mudar de opinião sobre isso num piscar de olhos deixando seus recebedores em situações complicadíssimas. O problema aqui é quando a pessoa ama o pecado, quando ela não faz por que está sendo enganada e sim quando ela quer ser desejada. Temos um exemplo clássico desse tipo de pessoa na bíblia, abra em Provérbios 7 e você entenderá. Só lembrando que isso acontece demais com pessoas já casadas e quando isso vier à tona o recebedor se torna mais culpado do que a pessoa que enviou, até porque essa pessoa quando descoberta se passará pela primeira citada acima, deixando você extremamente sozinho! Não há remédio melhor do que o afastamento de pessoas assim e muita oração, um problema de comportamento e de carência podem ser resolvidos com as palavras certas, um problema de caráter só pode ser mudado com o poder de Deus. É possível evangelizar tais pessoas, mas o preparo aqui precisa ser muito grande!

Diante destas informações simples e direta creio que repensar sobre essa atitude seja a melhor escolha. Optar por enviar e acreditar que a pessoa do outro lado tem amor pode fazer com que você seja exposto (a) a um ridículo tão grande que se livrar dele depois pode levar anos. Eu creio que o amor não pensa apenas em si mesmo, ele deve pensar no bem do outro e, portanto, isso não pode ser considerado como uma atitude de quem ama. Se você é menina pense bem nos anos de luta que a classe feminina tem enfrentado para poder ser vista de forma mais séria, mais justa dentro da sociedade e compare com que uma imagem nua pode trazer a esta luta. Pense bem se isso vai fazer com que você seja mais digna ou mais objeto e lembre-se de que objetos não fazem escolhas, eles são usados e descartados e não se esqueça, ainda que te dê algum prazer, ser enganada não vai te fazer melhor e é ainda pior quando você mesma (o) se engana.


E para fechar esse pensamento, eu quero gritar bem alto, daqui mesmo através das minhas letras:
NÃO MANDE NUDES! NÃO SEJA ENGANADO (A) E VIVA MAIS FELIZ CONSIGO MESMO.


.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde