De onde se supõe que existe um Deus?


Passo a Passo para o Reino de Deus

Parte 1 - Capitulo 2

De onde se supõe que existe um Deus?


Em primeiro lugar, para onde quer que voltemos os olhos, não há o mais diminuto rincão do mundo em que não refulja ao menos alguma centelha da glória de Deus. Realmente, ninguém pode de relance contemplar a belíssima obra de arte universal em sua vasta amplitude e extensão, sem ficar, por assim dizer, estupefato ante a incomensurável riqueza do seu esplendor. Por isso, o apóstolo que escreveu Hebreus com muita propriedade chamou aos séculos espelhos das realidades invisíveis, pois o mundo foi composto para servir-nos de espelho para podermos contemplar a Deus, que, de outro modo, nos seria invisível. (Calvino – Institutas – 1.11).

Certa vez numa página de ciência do Facebook alguém perguntou se acreditávamos em vida fora da terra. Querendo atrair um pouco da atenção dos leitores para Cristo eu respondi que sim, existe vida fora da terra e continuei dizendo que tudo que existe fora do nosso planeta é vida, a vida se manifesta em cada reação interestelar e sem ela não havia qualquer possibilidade de vida aqui na terra. Porém esta vida não pode ter nascido sozinha, se auto criado.

Quando alguém me pergunta sobre a existência de Deus eu lembro instantaneamente do espaço, isso porque é uma das criações que me impressiona e eu fico realmente curioso em saber como ele foi criado, quais leis controlam cada movimento e quais reações dele influenciam a minha e sua vida aqui na terra. A possibilidade de Deus está impresso em cada detalhe do universo, em cada pergunta que não sabemos responder e muito mais naquelas que sabemos. Por exemplo, sabemos que o espaço não é apenas vácuo, ele possuí características impressionantes que trabalham diretamente com o movimento dos astros, a posição dos planetas e até mesmo a força com que cada um deles se move, sem isso todos se chocariam e seria o nosso fim. Pensar em todas essas regras faz com que o homem instantaneamente pense em um Deus, alguém que está no controle de cada movimento, cada cálculo e que planeja tudo com perfeição. Se você não tem interesse pelo espaço imagine então todo o processo de crescimento de uma árvore, uma semente que se jogada no chão, passa a se alimentar (uma semente cara!) e do nada ela se transforma numa muda, essa muda continua absorvendo não todas, mas os principais nutrientes da terra e se torna uma árvore que pode ir da semente até os seus vinte metros de comprimento. Não está satisfeito? O que dizer do vaga-lume? Ou do Leão? Ou então na forma como uma baleia se comunica com a outra! Não há como negar que de alguma forma tudo isso foi pensado, planejado e criado. Portanto a primeira prova que temos da existência de Deus é a sua própria criação.

Paulo sabia e ensinou sobre esse conhecimento divino quando na carta aos Romanos: “Por meio de tudo que ele fez desde a criação do mundo, podem perceber claramente seus atributos invisíveis: seu poder eterno e sua natureza divina. Portanto, não tem desculpa alguma. (Romanos 1.20 – NVT)

Davi escreveu sobre os feitos de Deus na natureza em seu cântico: “A glória de Deus viaja pelos céus, as obras de arte de Deus estão expostas no horizonte. A senhora Alvorada ministra aulas todas as manhãs, o professor Anoitecer leciona no curso noturno. Suas palavras não são ouvidas, sua voz não é gravada; Mas seu silêncio enche a terra: mesmo calada, é a verdade propagada por toda parte – A revelação do Eterno é integral e confere harmonia à nossa vida. As sinalizações do Eterno são claras e apontam o caminho certo.” (Salmos 19.1-4; 7,8 – A mensagem)

Ainda sobre a revelação de Deus em sua criação Strong ensina com excelência: “A existência de Deus é uma verdade primeira; em outras palavras, o conhecimento da existência de Deus é uma intuição racional. Logicamente, precede e condiciona toda a observação e raciocínio. Cronologicamente, só o reflexo sobre os fenômenos da natureza e da mente ocasiona seu surgimento na consciência”. (Strong – Vol. 1 – Pag. 111).

É bem claro que todas essas coisas nos levam a pensar em Deus e quem sabe até mesmo acreditar que ele existe como de fato cremos. Porém este conhecimento está à mostra como uma sombra daquilo que realmente podemos conhecer de Deus, eles não podem em sua totalidade mostrar tudo o que é possível conhecer de Deus, apesar de poder nos impulsionar a conhecer mais sobre ele e consequentemente sobre a nossa salvação, a próxima questão que precisamos tomar é a seguinte: o conhecimento adquirido na criação de Deus é suficiente para fazer com que o homem desista do seu pecado e assim obtenha a vida eterna? A resposta é não! Este é um conhecimento superficial sobre Deus, que pode fazer com que o homem venha a buscar mais sobre, mas não é útil para a salvação, ele não tem o poder de transformar ou regenerar o homem de forma alguma. Sem o poder de Deus através da sua palavra e do seu Espírito o homem não pode conhecer mais do que o movimento dos planetas, a forma como uma planta cresce. Ele não chega a conclusão sobre outros mistérios a respeito de Deus e consequentemente sobre a sua salvação, este é um ensino exclusivo do Espírito de Deus.

Sobre isso ensinou Paulo na carta aos Coríntios quando falava sobre a sabedoria divina: “Pelo contrário, a sabedoria a que nos referimos é o mistério de Deus, seu plano antes secreto e oculto, embora ele o tenha elaborado para nossa glória antes do começo do mundo. Os governantes desta era, por sua vez, não a entenderam, pois se a houvessem entendido não teriam crucificado o Senhor da glória. É a isso que as Escrituras se referem quando dizem: ‘Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, e mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam’. Mas foi a nós que Deus revelou estas coisas por seu Espírito. Pois o Espírito sonda todas as coisas, até os segredos mais profundos de Deus” (1 Coríntios 2.7-10 – NVT). Em outras palavras, o que Deus tem para revelar sobre si mesmo é um ensino exclusivo do seu próprio Espírito que pode ser identificado no homem por esta vontade de fazer parte, de se arrepender e conhecer mais de Deus. Esta não é uma vontade de uma pessoa comum que se impressiona pelo fato de Deus ter criado a terra; revela mais do que isso, é alguém que foi chamado, que sente ser tocado por uma profunda vontade de se aproximar desta realidade. Paulo permanece no mesmo ensino quando escreve aos irmãos em Éfeso: “Agora Deus nos revelou sua vontade secreta a respeito de Cristo, isto é, o cumprimento de seu bom propósito”. (Efésios 1.9 – NVT). Mostrando que tais revelações vêm de Deus, não apenas de provas físicas e humanas.

Eu poderia citar textos e mais textos para mostrar que a salvação não é uma vontade meramente humana, mas vou citar uma conversa que nunca esqueci na minha vida. Certa vez estava evangelizando uma pessoa que trabalhava comigo, ela reconhecia seus pecados e de certa forma até se arrependia de alguns deles, porém quando eu oferecia a salvação e o perdão pelos pecados (uma nova vida) ela respondia sempre da mesma forma: “eu não tenho mais jeito Devair, não posso me arrepender desses pecados, estou condenada ao inferno e é pra lá mesmo que eu vou”. Isso foi durante um tempo um choque imenso pra mim, chegava a me arrepiar a ouvir isso e nas primeiras vezes deve ter tirado o meu sono, claro que nunca desisti dela e sempre insistia na mesma coisa, até que um dia ela parou de trabalhar comigo, mas se a salvação da vida dela pudesse ser uma escolha meramente humana ela certamente aceitaria, mesmo que não para mim, ela diria um sim em algum momento. O problema é que essa realidade, a possibilidade de perdão e recomeço havia sido revelada nela, não havia o esforço do Espírito para que ela se derramasse em vergonha e arrependimento clamando pela salvação, pelo menos naquele instante. Até hoje quando lembro peço a Deus pela vida dela, foi uma das pessoas mais importantes no início da minha carreira.

Se temos o chamado pelo Espírito Santo para nos levar a conhecer e experimentar Deus, temos toda sua revelação escrita para aprender a conviver com a nossa fé. Tudo que precisamos saber sobre Deus, sua obra, desejo e promessas estão registradas de forma quase mágica na Bíblia e cremos que ela sim seja a palavra de Deus, quer dizer que Deus nunca mais vai falar conosco? Claro que não, ele fala o tempo todo, porém ele nos ensina em sua palavra e é um dos meios para ouvirmos sua voz em nossa caminhada cristã. É impossível se definir cristão ou salvo sem aprender a palavra de Deus revelada na bíblia, é a mesma coisa que tomar um remédio sem saber para que esteja tomando. E qual segurança temos de que a bíblia é mesmo a palavra de Deus? Seu Espírito Santo se revela através dela, de Gênesis a Apocalipse sentimos o poder de Deus quando lemos e estudamos guiados pelo Espírito de Deus. Nós lemos sua palavra com a mente e Ele a confirma com o nosso coração. O homem sabe quando está lendo a verdade, inspirado por Deus ele pode aprender tudo que Ele deixou revelado.

Paulo mais uma vez nos ensina: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo. Deus a usa para preparar e capacitar seu povo para toda boa obra.” (2 Timóteo 3.16-17 – NVT) E Pedro nos confirma em sua carta ensinando: “Acima de tudo, saibam que nenhuma profecia nas Escrituras surgiu do entendimento do próprio profeta, nem de iniciativa humana. Esses homens foram impulsionados pelo Espírito Santo e falaram da parte de Deus.” (2 Pedro 1.20,21 – NVT).

Concluímos, portanto que Deus se faz presente em toda sua criação e que o homem não tem desculpa alguma para dizer que não existe um Deus; e que esse conhecimento de Deus na natureza pode levar o homem a buscá-lo, mas de forma alguma é suficiente para nossa salvação, é necessário o chamado ao arrependimento, à revelação do próprio Deus através de seu Espírito Santo e da sua Palavra inspirada para conhecermos tudo que Ele mesmo deixou disponível para o homem.

Extra:

Uma vida em comunhão com Deus é composta de três atitudes do homem, após sermos chamados e despertos para a salvação podemos experimentar mais de Deus orando, lendo a Bíblia e falando sobre ele constantemente. Isso cria no homem o que ele precisa para conhecer ainda mais sobre Deus e faz com que seja natural sentir sua presença. O que está esperando? Vamos recomeçar hoje mesmo e desta vez com propósitos?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde