ESCRAVOS!

"Somos da linhagem de Abraão e, e nunca fomos escravos de ninguém. Porque dizes que seremos livres?" (João 8.33b)

Lendo apenas este versículo já conseguimos imaginar um pouco da cena demonstrada no livro de João, mas o que estava acontecendo por completo? Quem é escravo sendo livre, como perguntou este judeu?

A Cena: Jesus acabava de pregar aos judeus e muitos creram nele. Após esta pregação sobre a vida eterna Jesus exorta os que creram nele a se firmar em suas palavras para assim serem seus discípulos "Se vos mantiverdes fiéis à minha palavra, sereis realmente meus discípulos, entenderei a verdade, e a verdade vos tornará livre,".
Mas a ultima exclamação fez menção de uma realidade dura e ainda desconhecida para os judeus, Jesus era a verdade vinda de Deus e eles eram escravos! Escravos de quem? Como? Foi o que os judeus que estavam perto se perguntavam após aquele discurso.
Jesus acabara de chamar uma pequena multidão de judeus de escravos! E isso os deixou bastante irritados e confusos, não muito tarde Jesus explica e isso os deixou ainda mais furiosos!
...
Afinal, somos escravos de quem antes de Jesus nos acolher como servos? É possível alguém ser escravo mesmo aparentando ser livre, e mais, Jesus disse isto a pessoas que "haviam crido nele", isto mesmo pessoas que criam em Jesus ainda eram escravos por não acolher suas palavras, será possível em nossa época? Certamente!

Todos conhecem o ditado que diz "A verdade dói" e isto realmente acontece em muitos casos onde as pessoas estão envolvidas por tal situação ou desconhecem a verdade. O que me chama atenção no início do texto é que Jesus se revela como a verdade e momentos antes ele se declara Luz do Mundo, isto é, aquele que traz luz em um mundo de trevas.
Uma verdade que infelizmente não acompanha muitas igrejas de hoje como acompanhou Jesus naqueles dias é que Jesus tinha coragem para dizer a verdade, porque se ele É a verdade e não poderia negar a si mesmo! Não tinha como ele negar ou vagar por uma história a ponto de disfarçadamente chegar em uma verdade, ele é verdade e esta verdade era dita sem medo! E isto o faz digno de confiança.

E hoje, como as palavras de Jesus refletem uma realidade sobre escravidão? Somos livres ou escravos sem Jesus? De que escravidão Jesus falara afinal de contas? Vou simplificar em uma pequena frase: "Você é escravo dos seus próprios pecados!" Isto mesmo, uma escravidão do pecado onde muitos são levados à morte depois de anos de servidão à este mal que acompanha o homem desde o nascimento.
O argumento dos judeus sobre sua escravidão ainda é visto hoje em dia, as pessoas se acham livres por fazer parte de uma família ou por ter o direito de fazer o que quiserem e se aprofundam ainda mais no mar do pecado.
A escravidão dita por Jesus é o pecado que age no homem a fim de o levar à morte, como tem feito com milhões hoje. Esta escravidão está em grande parte dentro de nós mesmos, somos escravos de nossos pensamentos e ações que vão contra a vontade de quem nos criou e isto deixou tal criador preocupado a ponto de enviar alguém para falar sobre esta verdade!
A verdade é que  "O salário do pecado é a morte"! (Rm. 6.23) Mas temos a Jesus que nos dá a vida, mesmo sendo pecadores.

Muitas pessoas hoje estão presas em suas escolhas. Um vício que não os deixa continua caminhando, uma decisão errada e assim os tornam tristes, com vida conturbada e desanimadora. O que tem o prendido nestes últimos dias? Creio que por mais difícil que seja o seu problema a solução dele se encontra em Deus, que através de seu filho nos dá vida e vida eterna! "o dom de Deus, por Jesus Cristo Senhor nosso, é vida eterna." (Rm 6.23b)
Entregue a Cristo seus problemas, coloque em suas mãos tudo aquilo que te prende, tudo que não o deixa prosseguir, tenho certeza que Ele é Deus forte, capaz de transformar qualquer má situação em benção e vitória!

Devair S. Eduardo
Palavras em Chamas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde