A Serpente - parte 1


Você já foi enganado por alguém que menos esperava? O que você sentiu no momento? Raiva? Ódio? Ou apenas vergonha? Há muito tempo venho querendo fazer uma série de postagens sobre determinado assunto, por isso vou começar falando sobre ela, a serpente!

Já imaginou sendo enganado por uma serpente? Lendo Gênesis podemos até estranhar que Eva e Adão foram induzidos por uma, mas, o que Moisés queria nos mostrar quando escreveu sobre este fato? Seria uma simples cobra falando mesmo?

E isto mesmo, vamos falar sobre ele, não a serpente, mas o ser que foi comparado a uma, seu nome? Mais conhecido por lúcifer! Não tenha medo, aqui esta serpente não poderá te morder! Leiamos o que a Bíblia diz sobre ele:


Gênesis 3.1-6
“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: “Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim”?”Respondeu a mulher à serpente: Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: “Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão”. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal. Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e ­o deu a seu marido, que comeu também.”.

O que diriam Adão e Eva nos minutos entre a chegada de Deus no paraíso e o momento em que seus olhos se abriram? Se agora eles poderiam saber entre o bem e o mal certamente saberiam que o que havia feito estava errado, pois desobedeceram a uma ordem clara de Deus, o criador!

Gênesis 3 nos ensina o principio básico sobre satanás, a grande serpente. Podemos por exemplo perceber como ele age e quais seus objetivos que apensar de serem ultrapassados continua funcionando ainda hoje. Vejamos então alguns pontos sobre o texto em relação ao inimigo.

1 – Usar a mentira como se fosse verdade: Perceba que ele chega à Eva falando como se fosse uma verdade, porém é uma mentira sutilmente disfarçada, pois Deus na verdade não disse que eles não poderiam comer de nenhum dos frutos e sim daquele fruto em questão. Perceba que Eva passou no primeiro teste quando respondeu: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: “Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão”. Mas ela ainda era suficientemente ingênua para continuar ouvindo sua voz. Por isso aprendemos aqui que, quando vierem com falsas verdades não devemos de maneira alguma dar ouvidos porque provavelmente seremos enganados.

2 – Usar uma falsa afirmação: Note que a serpente não tem dúvidas quando diz: “Certamente não morrerão!”. Na verdade ela passa a impressão de que sabe exatamente do estava falando, como um especialista no assunto. Uma mentira novamente escondida e misturada com uma falsa confiança, típico de pessoas que querem dar a impressão de que são bem sábias no que falam, vemos isto o dia todo e ainda assim caímos algumas vezes. Note que Eva havia acabado de lembrar o que Deus havia dito: “do contrário vocês morrerão”. Mesmo assim ela não evitou continuar o que estavam falando e deu ouvidos à serpente que parecia tão inteligente.

3 – Seduzir: Se tem uma especialidade que satanás é formado é em seduzir, ele tem seduzido milhões simplesmente por aumentar uma verdade. Veja como ele desperta a atenção de Eva quando diz as qualidades da árvore: “Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal.”. Na verdade aqui ele revela um sonho antigo, o de ser igual a Deus, sonho que em pouco tempo virou pesado porque Deus não permite que alguém se torne como ele. Satanás continua hoje, seduzindo com mentiras homens e mulheres a respeito do mundo e das supostas vantagens em não ouvir a palavra de Deus, muitos morrerão por ouvir a voz da terrível serpente que esta sempre pronta a enganar.

Para finalizar eu gostaria de abrir os seus olhos a outra realidade escondida no texto. Satanás não sente pena, dó ou remorso! Ele não lamentou o que aconteceu com Eva e não lamentará o que acontecerá com você tome o mesmo caminho, por isso meu querido leitor não pense nele como alguém que brinca, não, ele quer matar! Ele odeia o que você é porque um dia perdeu o que ele era para Deus. E nunca mais poderá recuperar o que Deus tirou.

Portanto, podemos chegar algumas conclusões sobre a terrível serpente: Ela fará tudo para te desviar do caminho certo, mudar as verdades de Deus e te arrastar até o inferno.

Que este não seja você querido leitor, não dê ouvidos à mentira, busque a verdade porque somente ela tem o poder de libertar e salvar, satanás quer ansiosamente mudar seus conceitos, transformar o que é certo em meio certo, o que é bom em ruim. Cuidado, e viva pela graça de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde