Casamos! E Agora?


Já se fez esta pergunta? Sou casado (a)! O que eu faço com o meu casamento? Outra pergunta muito conhecida é: “por que me casei?”.

E agora? O que esperar de um casamento que está começando? Como frear tantos divórcios de casais com menos de um ano? E com cinquenta anos?

Bom, toda verdade está contida na palavra de Deus e Ele não se esqueceu de nós, os casados.
Em toda a Bíblia vemos exemplos de casais que venceram grandes batalhas para continuarem juntos, alguns lutaram para se encontrar outros viveram um doce amor, qual a mágica por trás destas histórias? Digo meu irmão, que é possível ter um casamento assim nos tempos de hoje! Para entender melhor vamos ler a palavra de Deus escrita no livro de Efésios:


“Sejam obedientes uns aos outros, pelo respeito que têm por Cristo. Esposa, obedeça ao seu marido, como você obedece ao Senhor. Pois o marido tem autoridade sobre a esposa, assim como Cristo tem autoridade sobre a Igreja. E o próprio Cristo é o Salvador da Igreja, que é o seu corpo. Portanto, assim como a Igreja é obediente a Cristo, assim também a esposa deve obedecer em tudo ao seu marido.” (Ef. 5.21-24)

A palavra de Deus, que cremos ser nossa fonte inesgotável da vontade do próprio Senhor nos orienta a agirmos com mútuo respeito e obediência, portanto, cada um deve se respeitar e isto não depende do sexo da pessoa, vale para os dois. Vivemos tempos difíceis tanto para homens quanto para mulheres, isto porque o mundo prega a liberdade e isto inclui no casamento.  Não é difícil perceber que muitos casamentos estão se desfazendo simplesmente por que os cônjuges não entendem e não respeitam um ao outro.
Em uma primeira leitura do texto temos a impressão de que o autor diz que a mulher seja escrava do marido, mas leia novamente e responda: Você é escravo de Jesus? O texto diz que as mulheres devem ser submissas ao seu marido assim como são a Deus. Isto indica obediência e não escravidão.

Afinal de contas? A mulher deve ou não obedecer ao marido? Posso te responder com uma nova pergunta: A Igreja deve ou não obedecer a Cristo? A resposta deve ser a mesma, já que o autor nos compara ao relacionamento entre Deus e a Igreja.

Mas o que parece ser vantagem para o marido pode se tornar uma imensa responsabilidade. O marido é a cabeça da família. Ele não existe simplesmente para mandar e sim para orientar, é isto que Jesus faz com a igreja. Ele nos ouve, nos perdoa, nos ensina, nos mantém, nos compreende mesmo quando estamos errados (e como isso acontece com frequência!). Sem estas qualidades em um marido, o casamento não consegue durar muito e quando dura se transforma em uma prisão entre homem e mulher.

Eu gostaria de te perguntar maridão, você tem tido as mesmas qualidades de Jesus dentro da sua casa? Ou somente na igreja e no trabalho? Saiba que quando falta com este compromisso toda adoração prestada na igreja ou em outro lugar qualquer é afetada, porque você simplesmente trata sua família como se fosse um deus raivoso, que não perdoa, não entende e não luta pela felicidade das outras pessoas. Este deus não pode existir e o Deus verdadeiro o abomina e o condena! Não há como adorar a Deus de duas formas diferentes.

Portanto é essencial que a esposa obedeça ao marido e que o marido tenha a responsabilidade de zelar por sua família, esteja como estiver.

O marido além de zelar por sua esposa deve ainda amá-la como a si próprio, este é o mandamento de Cristo! E deve prevalecer dentro de casa. Como diz as escrituras:

Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. O homem deve amar a sua esposa assim como ama o seu próprio corpo. O homem que ama a sua esposa ama a si mesmo.” (Ef. 5.25,28).

Como um casamento acaba se o marido ama sua esposa como a si mesmo e sua esposa obedece a seu marido como a igreja obedece a Cristo? Deus abençoa este casal e nele há vida! A união entre duas pessoas que estão ligadas a Cristo gera vida. E vida em abundância! Portanto, assim como Cristo não deseja que sua igreja se separe dele, o marido também não deve desejar a separação, antes deve abraçar a reconciliação e o amor ao próximo, por que isso reflete a vontade de Deus.

Não devemos nos esquecer de que Jesus se esvaziou de tudo que era no céu e sofreu por amor a nós, não a ele mesmo, mas a você e eu, portanto este deve ser o pensamento do marido, dar a vida pela sua família.
Eu poderia escrever páginas inesgotáveis sobre como ter um relacionamento saudável, mas isso não salvaria o seu casamento se o primeiro passo não partisse de você para seu cônjuge. Basta observar o seu próprio modo de ser e você mesmo (a) estará pronto para começar uma mudança em seu casamento. Pergunte-se o seguinte:

  • ·         O que eu gostaria de ser para o meu cônjuge?
  • ·         O que tenho feito que atrapalhe meu relacionamento?
  • ·         A reação do meu parceiro (a) reflete algo que eu tenho feito de errado?


O casal deve pensar em como mudar para ter um bom casamento. Mudar uma pessoa pode ser muito difícil e demorar anos, portanto mude-se. Reveja seus conceitos e elimine aquilo que te separa da sua esposa ou do seu marido, não se esqueça de que quem os uniu foi o próprio Deus, porque todas as coisas estão em suas mãos.

 Portanto para que seu casamento seja uma benção use toda humildade que você recebe, humilhe-se para obter a aprovação do seu parceiro. Seja seguro nas suas atitudes para passar segurança ao seu cônjuge, perdoe como alguém que erra tanto quanto seu cônjuge e não espere nunca ter uma vida sem problemas, antes pense em como solucioná-los de forma segura e eficaz!

Seja romântico (a), ame com o coração, não espere que ele (a) faça, faça você mesmo (a), ele (a) merece, afinal de contas este é o amor da sua vida e nada pode ser mais importante que isto, principalmente agora que vocês estão ligados um ao outro, assim como todos nós estamos ligados a Cristo!

Tenho certeza que Deus o abençoará e vocês serão uma benção um ao outro completando assim o que Deus tem preparado para você, sua família e todos os seus filhos!

Com amor, Devair da Silva Eduardo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde