O Dia está próximo













Texto Base: Rm 13.11-14 NTLH
[11 - Vocês precisam fazer todas essas coisas porque sabem em que tempo nós estamos vivendo; chegou a hora de vocês acordarem, pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer. 12 - A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas espirituais para lutar na luz. 13 - Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes. 14 - Mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem e não procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocês].

Introdução:

Jesus está voltando. Todos os cristãos tem certeza de sua volta. Paulo nos convida a uma breve conversa sobre a volta do Messias.
Como devemos aguardar e como saberemos quando ele voltará? Devemos esperar a volta de Jesus mesmo não sabendo quando ele voltará? A resposta é sim, o motivo é: ele nos ama e não voltará até que o seu rebanho esteja completo.


Paulo nos convida a meditar sobre nossa vida hoje aqui na terra. Sabendo que provavelmente não haverá um amanhã devemos esperar sim confiantemente sua volta. Mas para alcançarmos os lugares celestiais devemos estar atentos para os sinais deixados por Jesus.


 1 – Percebemos o Tempo, mesmo não sabendo a hora nem o dia (v.11)

1.1              Conhecedores do Tempo: Todos nós conhecemos tempo que vivemos, sabemos que o dia está próximo. Mas como podemos saber o dia se Jesus disse que não saberíamos o dia e a hora? A resposta está em Deus.
Deus nos ama, a bíblia fala que ele é amor, sendo assim ele seria incapaz de planejar seu retorno aqui na terra sem antes avisar aos seus, por isso nos presenteou com o conhecimento do tempo. Não sabemos o dia nem a hora, Jesus está certo, mas ele por amor a nós deixou sinais suficientes para saber que o dia está próximo.

1.2              Atento ao Relógio de Deus: Na palavra de Deus não registra que ele use um tempo como o nosso, baseado em minutos, horas e dias. Deus tem o seu próprio tempo, alias é plausível lembrar que Deus é o criador do tempo. Por isso não devemos esperar por um dia, um ano ou mesmo um século. Devemos esperar o tempo do Senhor, que pode ser hoje, amanhã ou depois. Deus não se guia pelo tempo humano, por isso não somos conhecedores do seu tempo, não lemos o relógio de Deus e nem poderíamos entendê-lo. Por isso ele nos deixou sinais, como se fossem pegadas que nos levam ao tempo de sua volta. Calcular sua volta baseado no nosso tempo é loucura, por isso muitos que já marcaram o retorno de Jesus ficaram envergonhados e confusos. Deus nos mostra em que época ele virá dando-nos pequenas pistas sobre aquele dia, devemos estar atentos para estes sinais.
** Já notou o tempo de Deus se aproximando para algo que pediu? Ele chegou na hora certa ou errada?

1.3              Sinais deixados, pequenas pistas: Ele não podia dizer em que tempo humano viria, o Pai não fez de Jesus conhecedor deste tempo, porém os inúmeros sinais que nos deixou mostra tão claro que quase não precisamos de um dia especifico ou uma data especial. Devemos vigiar, pois Jesus disse que viria em um tempo em que muitos não estariam esperando, como no dilúvio em que as pessoas viviam suas vidas sem dar importância para a palavra de Deus. Todos foram avisados por Noé, mas quase ninguém se preocupou com seus ensinamentos, este é o tempo que Jesus pode voltar, a qualquer momento, quando muitos estarão cuidando apenas de seus próprios interesses, então ele virá nos buscar. (Leia Mateus 24.36-39)

**É difícil entender quando Jesus voltará ou aceitar que ele voltará sem prévio aviso? Além do que esta na bíblia.



2 – Preparação para o grande Dia (v.12b)

2.1 – A parábola da noite e o dia: Paulo nos ensina sobre a vinda de Jesus contando uma pequena parábola de nove palavras, porém o seu significado geraria livros e mais livros sobre o assunto. Quem já viu uma noite inteira passar percebeu que quanto mais tarde, mais escuro e, quanto mais escuro, mais próximo está o dia. Exatamente o tempo em que vivemos. Sendo o pecado e as obras malignas de satanás representadas pela noite e o dia representando a volta de Jesus. Jesus diz em João 12.46 que Ele mesmo é a luz. Paulo nos diz que quanto mais escura fica a noite mais perto está o dia. Mais uma dica de quando Ele voltará.
**Muitos acham que a terra já passou por dias piores, como seria uma segunda guerra mundial em nossos dias?

2.2 – Armas da luz e obras das trevas: Muitos cristãos acham que são reconhecidos por estarem na luz, vão à igreja, frequentam cultos na casa de membros e muitos até ocupam cargos importantes. Mas o que define realmente o cristão? Onde eu estou ou a arma que uso? Concordo que seja difícil entender. Se estivermos na luz e usamos suas armas, mostramos que realmente somos parte dela, porém estar na luz e praticar as obras das trevas são escolhas erradas, por termos praticado as obras das trevas, mesmo estando na luz nós somos trevas e não estamos ligados à luz. Paulo nos chama então, a largarmos as obras das trevas e seguir em frente com as armas da luz. Para mais obras das trevas leia 2 Timóteo 3.1-9

2.3 – Nossa escolha: “Mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem e não procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocês.” (v.14 NTLH).
O Senhor nos chama para que nos revistamos das armas da luz, na citação de Paulo o texto se refere ao amor ao próximo, porém em Efésios 6.13-18 temos uma lista que se aplica apenas aos que permanecem na luz, e em 5.8-10 as suas obras. Nossa escolha, portanto deve estar fundada nestes mandamentos e até que chegue o dia devemos combater as obras das trevas em nome de Jesus.
 **Ficarmos na sombra nos faz parte das trevas ou da luz?

3 – Até que chegue o dia

3.1 – A ultima geração: Muitos acham que sua vinda está demorando, alguns a esquecem ao longo do caminho, mas Jesus nos garante que nossa geração verá sua volta, isto é, esta é a ultima oportunidade, não haverá outra, não virá outro salvador além de Cristo. Temos por certo que mesmo que Jesus um dia voltará, mesmo que muitos desistam da caminhada. Devemos estar confiante e crer em sua volta.

3. Extra – A maior escolha de todos os tempos (Texto Intermediário)

Se por um lado temos Jesus afirmando que sua volta seria tão rápida como um relâmpago do outro temos ele mesmo mostrando muitos sinais de quando viria, com certeza nos causa estranheza. Duas informações correndo em lados opostos, mas tudo tem um motivo.

Para isso vamos analisar o passado e o futuro de toda criação de Deus! Vamos pensar um pouco.
Deus criou o mundo com sua palavra, que de forma figurada representa Jesus, mesmo em Gênesis. Criou os céus e a terra e o homem. Podemos afirmar que toda a criação foi feita da mesma forma? Não! Se Deus criou o mundo e o que nele há com sua palavra o homem foi criado por suas mãos!

A bíblia é clara quando diz que todas as coisas foram criadas a partir da palavra de Deus, mas quando Deus pensou no homem, ele usou suas mãos! Isso mesmo, você não foi simplesmente criado por Deus, ele formou todo o seu corpo com suas próprias mãos! Por quê?

Vamos detalhar exatamente todo o cuidado de Deus ao fazer o homem: Primeiro ele pensou em um padrão para o homem (sua imagem e semelhança - Gn 1.26), logo ele moldou no barro o ser humano (Gn 2.7); soprou em suas narinas o fôlego de vida! (Gn 2.7b); então vem o mais fabuloso, em todo o mundo, Deus fez um jardim para o ser humano habitar para sempre! (Gn 2.8).

Notou todo o carinho de Deus com o ser humano? A terra, com toda a sua beleza Deus criou com meras palavras, mas o ser humano exigiu mais, ele se doou dando o seu próprio fôlego de vida e em seguida o seu próprio sangue. Não ás plantas, ou aos macacos, nem mesmo aos belos leopardos ou ao leão com todo o seu reinado, Deus não se sacrificou por amor à lua ou pelo sol, as estrelas mais bonitas do céu tem o seu lugar, mas tudo isso Deus fez por você! Não apenas para Adão e Eva, mas a todos vocês, pois todos nós fomos escolhidos antes mesmo da fundação do mundo! (Ef 1.4)

Toda beleza que Deus criou um dia irá se desfazer, então você pode até pensar: como Deus se desfaria das maiores criações? Não se engane. Nós somos sua maior criação!

Isto porque até mesmo no fim do mundo Deus mostrará todo o seu amor ao seu povo escolhido, a igreja Vejamos então, de uma vez por todas o motivo de tantos sinais, de tanta demora em sua volta, creio que Deus neste momento pode lhe surpreender com sua resposta, abra o seu coração para as próximas linhas!

9O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas que deseja que todos se arrependam dos seus pecados. 10 - Porém o Dia do Senhor chegará como um ladrão. Naquele dia os céus vão desaparecer com um barulho espantoso, e tudo o que há no Universo será queimado. A terra e tudo o que existe nela vão sumir.13 - Porém Deus prometeu, e nós estamos esperando um novo céu e uma nova terra, onde tudo será feito de acordo com a vontade dele. 17 - Mas vocês, meus amigos, já sabem disso. Portanto, tomem cuidado para não serem levados pelos erros de pessoas imorais e para não caírem da sua posição segura.” (2 Pe 3.9,10,13,17)

Toda criação divina, desde o infinito céu até o mais profundo oceano será destruído. Mas não pense que o que existe hoje é o melhor que Deus pode fazer, pois ele tem muito mais para aqueles que o ama! Afinal, dentre todas as suas criações, você é a favorita dele e eu tenho por certo de que nosso criador criará um mundo novo para habitarmos em segurança em sua companhia!

3.2 – Porque tantos sinais? 
Pela sua própria vontade ele fez com que nós nascêssemos, por meio da palavra da verdade, a fim de ocuparmos o primeiro lugar entre todas as criaturas.” Tiago 1.18 NTLH.

Jesus nos disse que voltaria como um raio que sai do oriente e parte para o ocidente ao mesmo tempo em que nos dá muitos sinais do tempo de sua volta. Não acha isso controverso? Ele diz que voltará sem avisar e ao mesmo tempo diz quase tudo sobre quando ele voltará. Como pode isso? Ou ele voltaria em segredo, ou revelaria tudo de sua volta. Já pensou sobre os motivos de Deus ter feito estas afirmações?

Tenho um palpite e gostaria de deixar para você refletir. Deus não quer que você fique. Ele vai voltar e é certo que ele vai voltar como um relâmpago. Mesmo conhecendo tudo ele insiste em lhe chamar e te alertar sobre o tempo de sua volta, isso porque você é muito especial para ele.
A bíblia diz que nós nascemos de novo como o melhor de Deus, entre todas as criaturas na terra ele pensou em você quando quis salvar a humanidade, entre todas as criaturas terrestres, você é a mais bela para ele. Por isso meu irmão ele se recusa a desistir de você e tem te avisado constantemente de seu retorno.

Como é bom saber que Deus pensa isto de nós, não! Saber que dentre todas as criações, nós nascemos para ocuparmos o lugar de primícias de Deus.
Por muito nos amar ele tem avisado que voltará mostrado os sinais de sua volta. Tudo para que possamos ficar firmes em sua promessa, aguardando o dia do seu retorno.

Devair S. Eduardo


.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde